Designa-se hipopituitarismo toda a insuficiência, parcial ou total, no funcionamento da hipófise, ou glândula pituitária, o que provoca várias repercussões - por vezes, pode colocar em perigo a vida do paciente.
Causas
Por outro lado, o hipopituitarismo pode igualmente manifestar-se como efeito secundário do tratamento de um tumor da hipófise, quer seja ao longo da sua própria extracção cirúrgica, quer seja através da radioterapia efectuada com fins curativos.
Tratamento
Como a maioria dos casos de hipopituitarismo é provocada pela destruição mais ou menos acentuada e irreversível da glândula hipófise, só em casos muito raros é que se consegue reverter a situação através da terapêutica. De facto, o único tratamento possível consiste na administração das hormonas cuja produção foi afectada pelo problema hipofisário. De acordo com o caso, pode ser preciso administrar hormonas tiróideas, supra-renais e gonadais, sendo a administração de tais produtos, em doses ajustadas as necessidades específicas, necessária durante toda a vida.
Publicado por Ana Rita
Este artigo tem como base dar a conhecer um dos problemas que pode acontecer com o complexo hipotálamo-hipófise.É de salientar que se este sofre alguma anomalia ou alteração, todo o seu processo também é alterado, deixa de produzir as hormonas LH e FSH e assim não há produção de testosterona para a libertação de espermatozóides no Homem.
ResponderEliminar