DOENÇAS NEUROLÓGICAS
Como estão as doenças neurológicas relacionadas com a Disfunção Erétil?O sistema nervoso abrange todo o organismo e é constituído por dois subsistemas principais.
- O sistema “somático” é formado por uma rede de nervos que se liga aos nossos músculos e que também recebe sensações tais como o toque, a audição, a visão, o gosto e o olfacto. Esta é a parte do sistema nervoso que podemos controlar; por exemplo, podemos comandar o movimento de um músculo.
- O outro subsistema é o sistema nervoso autónomo, o qual inclui o conjunto de nervos que regulam a temperatura corporal, as pulsações, a tensão arterial, a digestão, etc. Este controlo é exercido de forma automática, sem necessidade de uma ordem consciente.
O processo de ereção envolve ambas as partes do sistema nervoso. Por exemplo, o sistema somático está envolvido no toque e nas sensações transmitidas durante a relação sexual, enquanto que o sistema autónomo controla os reflexos que dilatam os vasos sanguíneos existentes no pénis. Assim, qualquer doença ou lesão que afecte o sistema nervoso pode potencialmente conduzir à Disfunção Erétil.
Esclerose múltipla
A Esclerose Múltipla é uma doença degenerativa das bainhas protectoras das fibras nervosas do cérebro e da medula espinal. O ritmo de evolução e a extensão dos efeitos da EM variam consideravelmente de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem perder a capacidade de controlo sobre algumas funções em apenas alguns anos, enquanto que noutras os efeitos são mínimos, e pouco ou nada evoluem ao longo de décadas. Por regra, é impossível prever a evolução a longo prazo da EM num dado indivíduo.
A EM pode afectar qualquer parte do sistema nervoso. Uma das potenciais consequências no homem é a existência de problemas de erecção para além disso, tanto os homens como as mulheres que sofrem de EM podem ter dificuldades em atingir o orgasmo. É difícil saber com exactidão quantos homens com esclerose múltipla sofrem também de Disfunção Erétil, pois são ainda relativamente poucos os estudos credíveis efectuados nesta área. Um inquérito realizado em 1995 por Ghezzi e outros investigadores revelou que 44% dos homens afectados tinham algumas dificuldades sexuais e que 38% sofriam de Disfunção Erétil 5.
Outras doenças neurológicas
A doença de Parkinson, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a epilepsia e a doença de Alzheimer são exemplos de outras doenças do foro neurológico que podem conduzir à Disfunção Erétil .
https://www.saudedehomem.pt/causas/doencas-neurologicas
Publicado por Magdalena