domingo, 18 de novembro de 2012

Sistema Reprodutor Masculino


Sistema Reprodutor Masculino
O sistema reprodutor masculino é constituído por órgãos que garantem a produção de espermatozóides. Tem como funções básicas: a génese de espermatozóides e seu armazenamento; produção de secreções que com os espermatozóides formam o esperma; transporte e libertação de esperma; copulação.
fig.1 corte da pelve

Os testículos: são as gonadas masculinas, produzem gâmetas e hormonas sexuais. Cada testículo divide-se em cerca de 250 lóbulos testiculares. Cada lóbulo possui 1 a 4 túbulos seminíferos enrolados e inseridos num tecido rico em vasos sanguíneos. Os túbulos seminíferos convergem para o epidídimo. A produção dos gâmetas masculinos dá-se nesses mesmos túbulos. Dentro dos tubos seminíferos existem: células germinativas em diferentes fases de espermatogénese, que evolui no sentido da periferia para o centro dos túbulos; células de sertoli, células de grandes dimensões responsáveis pela protecção, nutrição das células germinativas e que organizam a formação dos espermatozóides uma vez que produzem uma hormona fundamental para o processo da espermatogénese; lúmen.
As células de leydig são agregados de células, situados entre os túbulos seminíferos em torno dos capilares sanguíneos, que têm como função a produção de testosterona. As espermatogónias já se encontram presentes nos testículos durante o desenvolvimento embrionário e é na puberdade que se começam a dividir por mitose, iniciando-se a espermatogénese. A espermatogénese é o processo de diferenciação das espermatogónias (2n) em espermatozóides (n). Os testículos estão revestidos por uma camada de pele que se chama escroto, que permite que os mesmos estejam fora da cavidade abdominal, visto que a produção de espermatozóides viáveis não ocorre à temperatura corporal.
fig.2 Testículos

Epidídimo: Existe um por testículo em que cada um deles é constituído por um tubo enrolado, que comunica com o canal deferente. O esperma passa pelo epidídimo para que os espermatozóides vão amadurecendo. Também são eles que fornecem a capacidade de se moverem e de detectar a célula a fecundar, o oócito II. Apos a passagem pelo epidídimo os espermatozóides dirigem-se para a próstata.

pénis é constituído por corpos cavernosos que se enchem de sangue, o seu enchimento provoca o fecho das veias do pénis, permitindo a ocorrência da erecção. Na extremidade do pénis situa-se a glande, responsável pela estimulação e prazer sexual, que é recoberta por uma prega de pele denominada por prepúcio.

fig.3 Secção transversal do pénis

uretra além de conduzir esperma até ao exterior do organismo, conduz também a urina.

Os canais deferentes transportam os espermatozóides do epidídimo até à uretra.

Glândulas anexas
vesícula seminal produz um líquido que facilita a deslocação dos espermatozóides e um muco composto de lactose que funciona como fonte de energia para os espermatozóides. Este muco constitui mais de metade do esperma.

A próstata é a maior glândula acessória e produz um líquido pouco espesso de aspecto leitoso. O líquido prostático é mais básico do que as secreções vaginais, sendo importante na protecção dos espermatozóides até à fecundação. As secreções vaginais são ácidas e, por isso, inibem a progressão dos espermatozóides, pelo que o líquido prostático neutraliza a acidez vaginal e aumenta a mobilidade. Produz uma enzima que transforma a lactose do líquido da vesícula seminal numa massa gelatinosa. Possui um sistema de válvulas que controla a passagem da urina ou do esperma através da uretra.
fig.4 corte da pelve realçandoo a prostata

As glândulas de Cowper situam-se em cada um dos lados da uretra e produzem um volume muito pequeno de uma solução que tem como funções neutralizar a acidez da uretra (efectuando a sua limpeza) e lubrificar a extremidade do pénis, ou seja as funções da glândula de Cowper são anteriores aquando da passagem do esperma. O fluido produzido por estas glândulas pode surgir na extremidade do pénis anteriormente à ejaculação.

O sistema reprodutor masculino é constituído pelo pénis, pelos testículos que estão contidos no escroto, pelos epidídimos, pela próstata, pela vesicula seminal, pela glândula de cowper e pelos canais deferentes. A produção dos espermatozóides é feita nos testículos e sofrem a maturação final nos epidídimos. Durante a ejaculação o esperma que é formado pelos espermatozóides, pelo líquido prostático e pelo líquido seminal é expulso pela uretra e depositado na vagina para que ocorra fecundação.

Quadro sintese:
fig.5 quadro sintese 

Publicado por: Denise Duarte
04-11-2012 23:19

Sem comentários:

Enviar um comentário